Entre os dias 12 e 14 de novembro, Igrejinha-RS, foi o palco da final do Campeonato Sul-Brasileiro de Parapente de 2016 e contou com a participação de pilotos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e Minas Gerais. Além da final do Sul-brasileiro, a competição também foi válida pela 5ª etapa do campeonato Gaúcho, totalizando mais de 100 voos diários no local.
Pelas ótimas condições climáticas, foram realizadas as 3 provas previstas, percorrendo toda a região de Igrejinha, Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Parobé e Taquara. Na soma dos dias, foram mais de 150km de provas e aproximadamente 9 horas de corrida no ar e a disputa foi acirrada do início ao fim.
O resultado da etapa dos 3 dias, na categoria "Open", foi de dobradinha dos Sapiranguenses Jarbas Mello e Luciano Horn, Campeão e Vice-campeão respectivamente. O 3º lugar, ficou com o piloto de Alvorada, Valdir da Rosa. Já na categoria "Sport", o podium foi com: 1º - João Oliveira de Porto Alegre, 2º - Valter Postali de Caxias do Sul e 3º - Carlos Petry de Igrejinha. Na categoria "Sport Light", Janir Schaab de Picada Café venceu, Angelo Santos de São Leopoldo e Robson Silva de Agudo ficaram em 2º e 3º respectivamente.
Após essa final em Igrejinha e com o término da competição, Luciano Horn conquista seu terceiro título de CAMPEÃO Sul Brasileiro na categoria "Open". Na "Sport", João Oliveira venceu e na "Sport Light", Jorge Darcie de Bento Gonçalves ficou com o título.